quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Temporal destelha casas e deixa pelo menos 300 casas alagadas em Santa Maria
 
No bairro Campestre do Menino Deus, parte do CTG Poncho Branco desabou com a força da água
Temporal destelha casas e deixa pelo menos 300 casas alagadas em Santa Maria Paula Barbieri/Arquivo Pessoal
No bairro Campestre do Menino Deus, em Santa Maria, os alagamentos chegaram a encobrir carros e casas. Um CTG desabou no local Foto: Paula Barbieri / Arquivo Pessoal
A Região Central é uma das áreas mais atingidas pela chuva no Estad. Pelo menos 800 famílias foram atingidas por alagamentos.

Em Santa Maria, mais de 300 casas foram alagadas. A Defesa Civil trabalha na remoção das famílias das residências. São pelo menos nove bairros atingidos no município: Chácara das Flores, Urlândia, Caturrita, Passo das Tropas, Patronato, Camobi, Campestre Menino Deus, Km3 e Jardim Berleze.


No bairro Tomazetti, ruas estão alagadas. Foto: Rogério Perobelli/Especial

Famílias precisaram ser resgata pelos bombeiros por volta das 5h desta quarta. Os casos aconteceram na Rua Luís Castanha na Vila Schirmer e no Passo das Tropas. Na Estação das Flores, no bairro Km 3, o rio Vacací-Mirim transbordou e, de acordo com moradores, chegou a levar algumas casas.

Na Vila Lídia, uma pontilhão também foi derrubado pela força da água e pelo menos 15 casas estão ilhadas. Conforme moradores, a Rua Ângelo Berlezze, em Camobi, também está com as ruas tomadas pela água.

Um ponte da subestação da CEEE está interompida devido ao nível d'água. O mesmo acontece na Estrada do Kipper, um dos acessos ao distrito de Arrio Grande. A RS-511 também está bloqueada.

Oito famílias estão ilhadas na localidade de Passo dos Macacos, localidade que fica entre Itaara e São Martinho da Serra. Segundo moradores, tanto as pontes que levam para os dois municípios foram encobertas pela água. Uma delas, já estava em estado precário há dois anos, por conta de uma enchente.

No Campestre do Menino Deus, moradores relatam que o CTG Poncho Branco desabou em cima de casas. Não há informações sobre feridos.


No bairro Campestre, árvores foram derrubadas com a força da chuva. 

Pelo menos três colégios de Santa Maria também foram afetados pela chuva. A Escola Municipal Darcy Vargas, no bairro Rosário, está com as aulas suspensas por problemas na rede elétrica e alagamentos.

O Centro de Educação Infantil Casa da Criança na Rua Venâncio Aires, no bairro Passo D'Areia, também suspendeu as aulas já que as salas foram tomadas pela água. O Colégio Cilon Rosa, na Avenida Presidente Vargas, teve de reunir turmas em uma mesma sala, pois o bloco 2 da escola está com 12 salas alagadas.

O posto de saúde do bairro São José cancelou os atendimentos nesta quinta-feira em função dos alagamentos no local.

Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros percorrem os bairro de Santa Maria, com 14 profissionais que prestam atendimento às famílias atingidas.

De acordo com a estação meteorológica do Grupo RBS, já passa dos 217mm o acumulado de chuva no bairro Patronato .

 

Nenhum comentário: