segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Sudeste da França tenta se recuperar após chuvas torrenciais

05/10/2015 - 12h29min
A região da Côte d'Azur iniciou nesta segunda-feira uma limpeza das cidades atingidas no sábado à noite por chuvas torrenciais, que deixaram 19 mortos nesta região turística do sudeste da França.
Entre as vítimas estavam um cidadão britânico, uma italiana e um português, informou à AFP uma fonte próxima ao caso, sem dar mais detalhes.
Duas pessoas desaparecidas foram encontradas nesta segunda-feira, uma em um hospital e outra após uma investigação policial.
Na cidade de Biot, onde três idosos moradores de asilo morreram, dezenas de voluntários armados com vassouras, rodos e sabão ajudavam as vítimas a retirar grossas camadas de lama levadas pelas ondas.
Armados com motosserras, centenas de agentes especializados tentavam limpar o rio La Brague, que foi obstruído por árvores desenraizadas e obstáculos de todos os tipos.
Na noite de sábado, uma forte chuva provocou a cheia do pequeno rio, o que fez submergir as ruas de várias cidades muito turísticas da Côte d'Azur, entre elas Cannes, Nice e Antibes.
Em Mandelieu-la-Napoule, as equipes de resgate encontram nesta segunda mais um cadáver, elevando a 8 o número de vítimas nesta localidade. Todas as vítimas ficaram presas em estacionamentos subterrâneos.
E em Cannes, mais um corpo, o 19º, foi encontrado igualmente em um estacionamento.
Os registros do centro meteorológico francês são impressionantes. Entre as 19H00 e 22H00 de sábado, foram registrados 180 mm de chuvas em Cannes, 159 mm em Mandelieu-la-Napoule e 100 mm em Valbonne.
O presidente François Hollande, que visitou o local da tragédia no domingo, anunciou que decretaria estado de catástrofe natural a partir de quarta-feira para agilizar os processos de indenização.
* AFP

Nenhum comentário: