quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Chuva de granizo derruba árvores, destelha casas e deixa famílias ilhadas

Vila Basev, no DF, permanecia sem energia na manhã desta quarta-feira.
Toldo 'abraçou' poste; 'parecia cena de guerra', disse sargento.

Raquel Morais Do G1 DF
Forte tempestade de granizo destelhou casas e deixou sem energia a Vila Basevi, na região norte do Distrito Federal, na noite desta terça-feira (6). Moradores que não tiveram as residências atingidas acabaram ficando ilhados, porque as grandes pedras de granizo os impediam de sair. O temporal começou por volta das 19h30 e durou apenas 15 minutos. A área tem cerca de 3 mil habitantes.
A Administração Regional de Sobradinho disse que 20 árvores foram derrubadas. A CEB manteve a energia desligada na manhã desta quarta. A Defesa Civil também esteve no local para avaliar a situação. O Corpo de Bombeiros informou que uma pessoa ficou ferida na perna. O governador Rodrigo Rollemberg diz que vai visitar o local.
Estava um caos. Tinha granizo mais ou menos a uns 20 centímetros de altura, que a gente estava afundando o pé no gelo. Dez minutos mais intensos assim, que eu nunca imaginei. Janela arrancando, água caindo igual cachoeira dentro do prédio"
Maicon Victor Merlamino da Silva,
segurança
O segurança Maicon Victor Merlamino da Silva classificou a situação como assustadora. A área da churrasqueira da casa dele ficou completamente destruída. Do lado de fora, um toldo acabou “abraçando” um poste.
“O que a gente passou aqui hoje eu não desejo para ninguém. Foram os dez minutos, acho, piores da minha vida”, disse. “Estava um caos. Tinha granizo mais ou menos a uns 20 centímetros de altura, que a gente estava afundando o pé no gelo. Dez minutos mais intensos assim, que eu nunca imaginei. Janela arrancando, água caindo igual cachoeira dentro do prédio.”
A doméstica Telma Aparecida Moraes de Alcântara ficou com a casa  completamente destelhada. Ela e o filho se abrigaram para a casa de uma cunhada. “Começou a pingar pelas lâmpadas, a molhar tudo dentro de casa. E a gente tirando água, e não tinha como fazer, porque não tinha como abrir a porta, porque entrava água e gelo ao mesmo tempo.”
Escola destelhada na Vila Basevi, no DF, após chuva (Foto: TV Globo/Reprodução)Escola destelhada na Vila Basevi, no DF, após chuva (Foto: TV Globo/Reprodução)
A família do desempregado Jargel Gomes da Silva ficou desabrigada. Vizinhos montaram uma barraca para que eles pudessem passar a noite. Dentro da casa dele, havia folhas e pedaços de telhas em um dos quartos, além de uma árvore que caiu em cima do telhado, que ficou preso à fiação. Na sala, os móveis ficaram destruídos e havia telha por todos os cantos.
“Começou a revirar todos os móveis dentro da casa. Telha começou a voar, árvore caiu aqui”, conta. “Destruição toda. Ninguém acreditava que poderia acontecer.”
O sargento Alvacy afirmou ter se assustado ao ver a situação. “Quando nós chegamos aqui, o local parecia uma cena de guerra. As pessoas todas perdidas para lá e para cá, sem saber o que fazer. Um desespero total aqui no local.”
Casa tem estragos após temporal de granizo no DF (Foto: Administração Regional de Sobradinho/Divulgação)Casa tem estragos após temporal de granizo no DF (Foto: Administração Regional de Sobradinho/Divulgação)
Pedra de granizo que caiu no DF durante tempestade desta terça-feira (Foto: Administração Regional de Sobradinho/Divulgação)Pedra de granizo que caiu no DF durante tempestade desta terça-feira (Foto: Administração Regional de Sobradinho/Divulgação)
Estragos provocados por chuva de granizo na Vila Basevi, no Distrito Federal (Foto: Administração Regional de Sobradinho/Divulgação)Estragos provocados por chuva de granizo na Vila Basevi, no Distrito Federal (Foto: Administração Regional de Sobradinho/Divulgação)

Nenhum comentário: