terça-feira, 13 de outubro de 2015

Chuva no feriadão em SC superou o esperado para o mês de outubro

Risco de alagamentos e mar agitado persiste em Santa Catarina.
Mais de 30 cidades e 4,4 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas.

Do G1 SC
Rio do Sul teve pontos de alagamentos neste sábado (Foto: Sílvio Andrade/ Divulgação) 
Rio do Sul teve pontos de alagamentos neste sábado (Foto: Sílvio Andrade/ Divulgação)
A chuva registrada em Santa Catarina desde quinta-feira (8) atingiu nesta terça-feira (13) acumulados acima de 100 mm em todas as regiões, de acordo com a Epagri/Ciram. No Norte, Serra e Sul, a chuva superou o esperado para todo mês de outubro.

De acordo com o órgão, em Campo Belo do Sul, na Serra, o volume de chuva alcançou 206,4 mm. Para esta semana, a previsão é de mais chuva no estado. Conforme a Defesa Civil, o risco de alagamentos e mar agitado persiste em Santa Catarina até quarta-feira (14).

Alerta
Nesta terça-feira (13), as ondas podem chegar a 2,5m e, com isso, dificultar o escoamento da água da chuva dos últimos dias. Além disso, há risco para navegação em embarcações de pequeno e médio porte.

Em locais próximos a desembocaduras de rios, a Defesa Civil recomenda atenção especial, como na Rodovia Diomício Freitas, o CentroSul e praias do Sul da Ilha, em Florianópolis. O alerta se aplica também à avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá e Laguna.

Porto fechado desde sexta
O canal de acesso ao Porto de Itajaí está operando com restrições desde sexta-feira (9) por causa da forte correnteza. Na manhã desta terça-feira, cinco navios e um rebocador aguardavam para ingressar no porto.

Municípios afetados
Até a manhã desta terça-feira, 33 municípios catarinenses sofreram danos causados pela chuva e 4.432 pessoas foram afetadas. Um homem morreu, vítima de uma descarga atmosférica. Lebon Régis, no Oeste, decretou situação de emergência.

Moradores do Vale do Itajaí e Norte de Santa Catarina aguardam os rios baixarem nessas regiões para deixar os abrigos e voltar para casa.

Nenhum comentário: