sexta-feira, 9 de outubro de 2015

14 cidades de SC registram danos causados pelas fortes chuvas

Aulas foram suspensas em escolas municipais e estaduais de Lages
Segundo Defesa Civil, o maior volume de chuva deve ser nesta sexta (9).

Do G1 SC
Ao menos 14 cidades catarinenses foram afetadas pela chuva forte e temporais que caíram entre quinta (8) e sexta-feira (9). Segundo a Defesa Civil, o maior volume de chuva deve ser registrado nesta sexta, pricipalmente no Oeste, Litoral Sul, Serra e Vale do Itajaí.

Vendaval, granizo, queda de árvores e até destalhamento de casas foram os problemas comunicados às autoridades pelos municípios.

Abelardo Luz, Lebon Régis, São Miguel do Oeste, São Carlos, Itapiranga, Xanxerê, Lages, Campo Belo do Sul, Timbó, São João do Oeste, Anchieta , Campo Erê, São Bento do Sul e Bom Jesus do Oeste eram os municípios afetados pela chuva em Santa Catarina até as 7h desta sexta.
Granizo em Lebon Régis (Foto: Reprodução/RBS TV) 
Lebon Régis decretou situação de emergência
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Situação de emergência
Em Lebon Régis um homem morreu, vítima de uma descarga elétrica, e 1500 pessoas acabaram prejudicadas pela chuva.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Lebon Régis, uma chuva constante caiu durante toda madrugada desta sexta no município do Oeste. Na noite de quinta, a cidade já havia decretado situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil, depois de ter sido atingida durante cerca de cinco minutos por uma forte de chuva de granizo.
Até esta manhã, 300 famílias, de todos os bairros da cidade, segundo os bombeiros, solicitaram lona, depois de terem tido as casas destelhadas. Ao todo, são 6 mil m² de lona para proteção. A orientação das autoridades tem sido para que as pessoas cubram os móveis, mas evitem subir nos telhados, por causa dos riscos de acidentes.
Aulas suspensas
Em Lages, na Serra, a chuva causou enxurradas e alagamentos. As autoridades decidiram suspender as aulas das redes estadual e municipal.

Os municípios de Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta e São José do Cerrito precisaram suspender as aulas das escolas da rede estadual. As atividades serão retomadas depois do feriado, na terça-feira (13), segundo a 27ª Gerência Regional de Educação, com sede em Lages.

Na manhã desta sexta, São João do Oeste suspendeu as aulas nas escolas municipais, em função dos problemas nas estradas da zona rural.
No Oeste, o município de Itapiranga está em alerta com o rio Uruguai. Conforme os bombeiros, o rio sobe cinco centímetros por hora e se chegar a 7,35 metros atingirá pontes e tornará algumas regiões intrafegáveis.
Imagem feita do helicóptero da Polícia Militar mostra cidade de Lages alagada (Foto: Polícia Militar/Divulgação) 
Imagem mostra cidade de Lages alagada na quinta-feira (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Mais cidades afetadas
Nesta sexta, seis casas foram afetadas pela queda de granizo em São Bento do Sul, de acordo com a Defesa Civil. Na cidade de Bom Jesus do Oeste um vendaval causou estragos em residências.

Na quinta-feira, Abelardo luz e Itapiranga foram atingidas por vendavais. Chuvas torrenciais atingiram São Miguel do Oeste com pontos de alagamentos. São Carlos teve registro de enxurrada e locais isolados pelo risco de deslizamentos.

Xanxerê registrou alagamentos e chegou a ter pontos isolados. O cenário era semelhante em Campo Belo do Sul. No Vale do Itajaí, a cidade de Timbó foi afetada por tempestade e teve problemas com o abastecimento de energia elétrica.
Na região Oeste de Santa Catarina, choveu em quase todos os municípios nesta quinta e na madrugada desta sexta-feira. Em Anchieta, várias árvores caíram, no trevo da cidade. Sete postes de energia elétrica e cinco de telefone também caíram com a força do vento.
Em São Carlos, cinco casas foram alagadas e dois pontos de deslizamentos de terra. Em Compo Erê, houve a queda de 40 eucaliptos numa propriedade rural, eles atingiram gados. Dois bois acabaram morrendo.

Nenhum comentário: